Todos os dias colocamos produtos no nosso corpo, sem nos questionarmos se são tóxicos para a nossa saúde ou não, pois assumimos que são seguros, por serem vendidos por marcas de renome.
A verdade é que muitos destes produtos contêm ingredientes nocivos para a nossa saúde e para o Ambiente. Os champôs tradicionais, por exemplo, que facilmente encontramos à venda em supermercados, estão repletos de ingredientes tóxicos, que não sabemos o que são nem para que servem. Ao entrarem em contacto com a pele, penetram na corrente sanguínea e prejudicam a nossa saúde.
No artigo de hoje, vamos falar sobre alguns dos ingredientes que trazem consequências negativas para a nossa saúde e que devemos evitar nos nossos champôs:
➝ Parabenos:
Os Parabenos são compostos químicos usados como conservantes em todo o tipo de cosméticos. Têm propriedades cancerígenas, estão associados ao cancro da mama, podem interferir no funcionamento hormonal e causar alergias.
➝ Silicones:
Muito usados em amaciadores e hidratantes, deixam o cabelo macio e brilhante, ao criarem uma película artificial à volta de cada fio, que impede o cabelo de respirar e absorver nutrientes naturalmente.
➝ Sodium Lauryl Sulfate (SLS):
É um agente de limpeza, responsável por fazer espuma, muito usado em champôs, pastas de dentes, etc. Causa irritações cutâneas, deixa a pele e cabelo ressequidos, obstrui os poros e é considerado uma toxina ambiental.
➝ Sodium Laureth Sulfate (SLES):
Ingrediente sintético da família do SLS, muito comum em champôs e sabonetes. Atua como agente de limpeza, é considerado um ingrediente tóxico e causa alergias, comichão e descamação do couro cabeludo⁽¹⁾.
➝ Fragrance/Parfum:
As fragrâncias podem ser sintéticas ou naturais. Se forem sintéticas, podem provocar alergias, são consideradas tóxicas para o sistema imunitário⁽²⁾ e podem ter um efeito tóxico sobre o sistema respiratório⁽¹⁾.
➝ Benzyl Benzoate:
É um líquido usado como solvente, que pode causar alergias e dermatite de contacto. Demonstrou atividade estrogénica, ao aumentar a proliferação de células de cancro da mama in vitro⁽¹⁾, estando associado a perturbações endócrinas e distúrbios do sistema nervoso.
Estes são apenas alguns dos ingredientes químicos mais comuns nos champôs, que prejudicam a nossa saúde e o Planeta. O melhor que podemos fazer é optar sempre por alternativas naturais e biológicas, sem químicos desnecessários. No entanto, é importante olharmos para um rótulo e sabermos os ingredientes que lá estão.
Há várias apps disponíveis que ajudam neste processo, em que basta digitar o nome dos ingredientes e nos dizem se são prejudiciais ou não para a nossa saúde e o seu o nível de toxicidade.
Na nossa Loja Online, temos várias alternativas naturais e livres de quaisquer químicos. Para conheceres a nossa gama de champôs orgânicos, vegan e não testados em animais, clica aqui.
Se achaste esta informação útil, subscreve a minha Newsletter para receberes em primeira mão os artigos novos do Blog!
Lembra-te: Sê a mudança que queres ver na tua saúde!
– Escrito por Teresa Martins
– Fontes: ⁽¹⁾ Environmental Working Group (EWG); ⁽²⁾ The Scientific Committee on Cosmetic Products and Non-Food Products Intended for Consumers.